Qual a importância de passeios diários para a saúde dos cães? Caminhadas normais são muito mais do que um momento para o cão “fazer suas necessidades”. Além disso, levar o seu cachorro para passear é uma atividade simples que influencia muito a saúde física, mental e emocional do seu animal de estimação. Mesmo os cães que têm um grande quintal em casa devem sair e visitar o mundo — cheirar, caminhar, ver outras pessoas e animais.
Este artigo ajudará você a entender a importância da caminhada e como você pode obter uma experiência segura, agradável e saudável para o cão.
Na natureza, os cães também são criaturas instintivas para explorar. O cérebro é ativado e o estresse é reduzido quando cheiramos novos lugares e sentimos cheiros diferentes, à medida que encontramos coisas novas ao redor. Sem isso, eles podem ficar ansiosos, agitados e até desenvolver hábitos destrutivos em casa.
Mesmo quando seu cão tem espaço suficiente em casa, ele anseia por estímulos externos. A maneira mais instintiva de proporcionar isso é levá-lo para passear lá fora.
Caminhadas são uma excelente maneira de melhorar a saúde dos cães, tanto física como mental. Aqui estão os principais benefícios:
A falta de exercício regular em cães pode, ao longo do tempo, levar a problemas cardíacos, respiratórios e até articulares.
Portanto, assim como a saúde física, a saúde mental de um cão é fundamental. Por outro, lado quando um cão caminha, ele é exposto a novos estímulos: sons, cheiros, texturas, pessoas, outros cães… Por essa razão, tudo isso é um desafio para o cérebro e, além disso, melhora o bem-estar emocional.
Aqui está como isso ajuda:
O cão deve, idealmente, sair para passear ao menos duas vezes ao dia, por cerca de 20 a 30 minutos. No entanto, cães mais enérgicos, como Border Collies, Huskies ou Labradores, costumam precisar de ainda mais atividade física para gastar energia. Além disso, filhotes e cães idosos também se beneficiam das caminhadas, embora seja essencial adaptar o passeio à resistência física de cada um e às condições climáticas. Nesse sentido, seguir uma rotina sempre que possível, respeitando os limites do animal, é fundamental para garantir bem-estar e segurança.
Um dos maiores erros na afeta na saúde dos cães é que os donos cometem é fazer a caminhada como exercício para si em vez do cão. Lembre-se: o objetivo principal é dar ao cão uma oportunidade de exploração. Deixe-o parar, cheirar, observar. Tudo isso faz parte da experiência. Nunca puxe demais a coleira, não corra e não adote um ritmo acelerado. Todas as suas caminhadas devem ser uma exploração do mundo para seu animal de estimação.
Ter o equipamento certo torna a caminhada confortável e segura para o cão e para você:
Portanto, evite o uso de coleiras estranguladoras, com pontas ou qualquer outro item que cause dor — além de serem extremamente desconfortáveis, esses acessórios podem causar traumas e favorecer o desenvolvimento de comportamentos agressivos.
Todavia uma caminhada, o cão aprende a lidar com (e se o treinamento para feito corretamente) diferentes encontros: observar pessoas, ouvir barulhos, encontrar novos cães… Entretanto, tudo isso resulta em um comportamento mais equilibrado e uma convivência mais pacífica em casa.
Também é um momento para se conectar com o dono. Cães que caminham frequentemente têm melhor obediência, confiança e rapidez relacional.
Embora que uma caminhada nunca deve ser uma tarefa ou corrida — é um momento entre você e seu cão. Afinal é uma oportunidade diária de construir confiança, dar liberdade e trazer alegria. Sendo assim a melhor parte: é uma atividade simples, gratuita e com muitos benefícios.
Finalmente caminhadas fazem parte da sua rotina diária com afeto e responsabilidade. Portanto, seu filhote será recompensado com melhor saúde e equilíbrio, e aquele olhar de completa gratidão.
Fonte: Blog Petz.
Portanto, os cães são muito mais do que companheiros fiéis. No entanto eles também sentem…
Se você ama mimar seu cachorro com petiscos caseiros, então este conteúdo é para você.…
Todavia, a comunicação dos cachorros vai muito além dos latidos. Portanto, Eles se expressam por…
Os cães são nossos melhores amigos há milhares de anos. Mas, apesar da convivência próxima,…
Assim começaremos com as 10 curiosidades surpreendentes sobre cães. Você sabia que os cães têm…
No entanto, saber como criar uma rotina saudável para seu cão em casa é essencial…