Como dar banho em cachorro: Quais cuidados devo ter?

banho em cachorro

Se você chegou até aqui, provavelmente convive ou já conviveu com a dúvida sobre como dar banho no seu melhor amigo. Fatores como frequência, modo de dar banho e tipos de pelo sempre geram dúvidas.

Além da preocupação com a limpeza, existe também um cuidado de todo dono com a saúde do animal, tendo em vista que o seu sistema imunológico possui peculiaridades que precisam ser preservadas.

Dessa forma, banhos excessivos, com os produtos errados, em dias frios ou da maneira incorreta podem ser um perigo para o bem-estar do seu pet. Tome sempre todos os cuidados para garantir o melhor zelo possível.

Pensando nisso, desenvolvemos este guia simplificado para você entender de maneira fácil quais são os cuidados necessários para realizar a higienização da pelagem do seu cachorro.

Siga a leitura e entenda qual é a frequência ideal para dar banho, quais são os fatores que influenciam essa frequência, qual é a diferença para o banho em filhotes e qual é a melhor forma de dar banho em cachorro. Aproveite!

De quanto em quanto tempo você pode dar banho em cachorro?

Esta é uma das principais dúvidas, principalmente dos donos que deixam o seu animalzinho mais solto e mais exposto à sujeira.

Ao mesmo tempo em que se preza pela higiene do pet, também existe a preocupação com a saúde, já que o excesso de banhos pode provocar doenças e prejudicar o bem-estar do cão.

Antes de mais nada, é importante que um veterinário seja consultado para que a frequência de banhos seja dada com extrema precisão, porém, a média indicada para cachorros é de 15 dias.

No entanto, existem diversos fatores que influenciam no intervalo ideal entre os banhos, como o comprimento do pelo, o estilo de vida do animal e a sua saúde como um todo.

Comprimento do pelo

Para os donos de cães com pelagem curta, como Pinscher, Boxer ou Buldogue Francês, o acúmulo de sujeira é menor e, dessa forma, os banhos podem ser realizados sempre entre 15 e 30 dias.

Já para cachorros de pelo longo, como Golden Retriever e Border Collie, a periodicidade indicada é de 15 dias. Dessa forma, os pelos não acumulam sujeira a ponto de embaraçar e criar bolas de pelo.

Por fim, as raças que possuem como característica uma pelagem que se assemelha mais com o cabelo humano, como Shih Tzu e York Shire, o período ideal está entre 7 a 10 dias.

Estilo de vida

Naturalmente, cães que possuem mais contato com a sujeira e costumam frequentar espaços de terra ou areia necessitam de uma frequência maior de banhos.

No entanto, se o caso do seu pet é o de uma pelagem curta e uma vida de apartamento, por exemplo, onde o contato com a sujeira é menor, a periodicidade pode aumentar e chegar a até 1 banho mensal.

Nesses casos, o cuidado deve ficar apenas na higienização das patas quando se volta de um passeio, por exemplo, para que se evite a condução de impurezas da rua para dentro de casa.

Saúde do animal

Mesmo que existam algumas boas práticas mais padronizadas para a realização dos banhos, inclusive com relação à frequência destes, é fundamental que as consultas com um médico veterinário sejam frequentes.

Isso porque determinadas peculiaridades na saúde do seu cão podem exigir uma frequência diferente de banhos, assim como produtos específicos para não causar alergia ou prejudicar a saúde da pele do cachorro.

Riscos do banho excessivo em cachorros

Quando a periodicidade dos banhos é encurtada de forma excessiva, diversos riscos à saúde do animal são criados. Dessa forma, é importante que você entenda o que o excesso de banhos pode causar:

  • Redução da proteção do sistema imunológico: o banho também remove os micro-organismos que atuam como protetores do pelo e da pele do animal;
  • Umidade acumulada na pele: uma pelagem muito úmida favorece o aparecimento de bactérias prejudiciais à saúde do animal;
  • Perda de proteção natural da pele: naturalmente, a pele do animal é oleosa, característica que a protege de fungos e bactérias. Remover essa oleosidade de forma excessiva representa retirar uma camada protetora da pele do seu cão.

Pode dar banho em filhotes?

Os filhotes são aqueles que precisam de mais cuidado quando o assunto é banho em cachorro. Isso porque existem diversas nuances que exigem atenção do dono, principalmente nos primeiros meses de vida.

No geral, os banhos propriamente ditos devem ser realizados apenas a partir do segundo ou do terceiro mês, onde o animal já começa a constituir um sistema imunológico mais resistente.

Antes desse período, o mais indicado é utilizar uma toalha macia umedecida para fazer a limpeza da barriga e da região da genitália do animal. Assim, garante-se a higiene de forma segura.

Pode levar filhotes para o pet shop?

Nós indicamos sempre que a adesão do pet shop para a realização dos banhos aconteça somente após o quarto mês de vida do seu amiguinho, já que neste período ele já vai estar com todas as vacinas e vermífugos em dia.

Esse cuidado é necessário pois o ambiente do pet shop é frequentado por uma grande quantidade de animais e pode conter diversos tipos de micro-organismos, os quais o seu cachorro precisa construir resistência.

Passo a passo para dar um bom banho em cachorro

Agora que você já conhece os principais cuidados na hora de dar banho no seu companheiro, chegou a hora de aprender como realizar essa higienização de forma simples e prática.

  • Preparando a pelagem

Antes do banho, prepare a pelagem do animal escovando-a. Isso fará com que a limpeza seja ainda mais eficiente e seja mais fácil remover pele morta, por exemplo.

  • Orelhas primeiro

Comece o banho pelas orelhas. Faça a limpeza da parte externa com uma toalha úmida, desde que seja macia, e água morna.

  • Ouvidos em seguida

Passando para a parte interna do ouvido, o ideal é utilizar um algodão com produto para dissolver a cera em excesso. A utilização de hastes flexíveis (cotonetes) não são permitidas, tendo em vista que podem ferir o ouvido do seu animal.

  • Umedecendo o pelo do seu cão

Chegou a hora de começar a molhar o pelo. Faça isso de forma gradativa e calma, visando deixar o seu cão confortável e evitar possíveis sustos.

O ideal é que você comece umedecendo as patas e ir progredindo para o corpo como um todo. Lembre-se que recompensar o seu amiguinho com petiscos para o bom comportamento é sempre indicado.

  • Aplicando o shampoo

Depois de úmido, o pelo estará pronto para receber o shampoo. A quantidade desse produto varia de acordo com o tamanho, o peso e a pelagem do animal.

Realize a aplicação do shampoo com as mãos, fazendo massagem ao longo do corpo do cachorro. Além de limpo, ele se sentirá muito confortável com a massagem.

  • Aguarde o produto agir

Com o shampoo aplicado, aguarde cerca de 10 minutos para garantir o efeito máximo tanto de limpeza quanto de tratamento do pelo.

  • Enxágue

Para tirar o shampoo, realize um enxágue generoso. Garantir que todo o produto foi removido do corpo do seu pet é fundamental para evitar qualquer tipo de alergia.

Não se assuste se, na tentativa de retirar o excesso de água do corpo, o seu cão sacuda o corpo diversas vezes, isso é super normal.

  • Secagem

A secagem é um momento importante, porém, delicado, já que o barulho do secador incomoda demais os ouvidos do seu amiguinho.

Portanto, alie a temperatura morna do secador com boas doses de carinho, tentando deixar o pet sempre muito confortável.

Conclusão

Manter o seu animalzinho limpo e cheiroso é bom para quem gosta de se manter por perto, brincando e fazendo carinho, porém, é ainda mais importante para o bem-estar do próprio cachorro.

Portanto, tome todos os cuidados necessários e garanta uma higiene cuidadosa para o seu pet, fazendo com que a sua rotina seja ainda mais agradável e o seu visual se mantenha sempre impecável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *